A nova versão estável do Google Chrome acabou de sair do forno, e o foco, mais uma vez, está na sua velocidade de utilização. Dessa vez, entretanto, a ênfase não é só na navegação, mas também na execução de conteúdos gráficos.
O Chrome 18 traz também, como já é de praxe, diversas correções de bugs, aumentando a sua compatibilidade e evitando os erros que aparecem com softwares de terceiros.
Além disso, novidades com relação à compatibilidade e execução de programas desenvolvidos propriamente para o navegador, como jogos em três dimensões, devem rodar ainda melhor a partir de agora.
Para computadores menos potentes
O novo Chrome traz melhorias grandes no que diz respeito ao desempenho gráfico das aplicações. A empresa investiu no desenvolvimento de um melhor desempenho em duas frentes diferentes: o WebGL e o Canvas2D.A ideia é tornar possível que computadores mais antigos possam rodar programas novos (e desenvolvidos para o navegador) e páginas que tragam serviços online que apresentam bons gráficos.
O WebGL ganhou uma turbinada de um outro aplicativo, chamado de SwiftShader, uma espécie de conversor de bitmaps que entra em funcionamento sempre que a aceleração de processamento gráfico nativa do navegador não funciona.
Dessa forma, a Google conseguiu adicionar uma visão de fora, trazendo um programa desenvolvido por terceiros para dentro do Chrome. Assim, o navegador pode apelar para uma alternativa que o ajude a rodar conteúdos em três dimensões com menos dificuldades.
Já as mudanças no Canvas2D vão permitir que os computadores mais antigos consigam processar animações de maneira mais eficiente. Esse recurso já vinha sendo testado nas versões Beta do navegador e, agora, chegou também ao último lançamento estável.